segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Degustação Beni di BATASIOLO

    Post atrasado mas não negado. Degustação de vinhos da vinícola Beni de Batasiolo da região do Piemonte na Itália. Realizada na semana passada na super agradável loja de vinhos Bacco´s em parceria com a Importadora Max Brands.

   A degustação foi conduzida pelo sommelier da vinícola, o Sr. Angelo Fornara, que por ter morado alguns anos no Brasil, desenvolveu muito bem o português. A apresentação foi muito completa e didática, apesar da eventual pouca paciência e por vezes rispidez do condutor.


   O primeiro vinho degustado foi o Roero Arneis DOCG 2009. Trata-se de um vinho varietal da uva Arneis, que eu não conhecia. Vinho bem fresco, com aromas de pêra e algo cítrico, com médio corpo e boa persistência e acidez. Acredito harmonizar muito bem com uma salada com queijo de cabra. Por ser 2009 apresentava leve oxidação, que me lembrou aromas tostados e de côco, mesmo sem o vinho passar por madeira.
   

Em seguida provamos um Barbera D´Alba DOC 2010. Vinho Simples, leve e frutado. Na boca apresenta um toque de baunilha no retrogosto. Este vinho foi colocado pelo Sr. Angelo como um bom companheiro para feijoada, devido aos seus 14% de álcool de grande acidez. Confesso que fiquei curioso de quero experimentar.
  

 O vinho seguinte foi o Barbaresco DOCG 2010. Considerei esse vinho um pouco injustiçado, pois foi consumido ainda jovem. A vantagem foram os aromas florais mais evidentes, mas os taninos ainda estavam marcados demais, apesar de finos. Vale comprar e guardar mais uns 4-5 anos.
  

O Gran Finale foi o Barolo DOCG Vigneto Corda Della Briccolina 2004. Esse sim prontíssimo para beber. Ainda muito vivo com ótima acidez, esse vinho foi puro encantamento. Um aroma inicial fechado, de flores secas com frutos maduros e especiarias. Encorpado e intenso, mas em total equilíbrio. Um vinho que prefiria beber meditando, mas que acompanharia muito bem carnes de sabor mais forte e ensopados intensos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário