segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pinot Noir Baratinho, pode?



                                          



     Essa semana estava empolgado para esquentar a barriga no fogão. Como tratava-se do jantar de uma terça-feira procurei produzir algo mais leve. Optei por um sufflé de gruyère com champignons. A receita que usei foi obtida no site Cheftv e encontra-se reproduzida com as devidas adaptações de quantidade, no fim do post.

     Para acompanhar o prato escolhido, pensei de cara num vinho leve e fácil de beber, mas que conseguisse fazer frente a untuosidade do queijo (que estava em pequena quantidade). Optei por um Pinot Noir do novo mundo, e como a maré não está para peixe, escolhi um bem baratinho.
 
     Confesso que fiquei apreensivo... um Pinot Noir de 20 e poucos reais, tinha boas chances de ser uma bomba. Diante da gôndola do supermercado lembrei-me de um comentário do Jorge Lucki na CBN sugerindo como uma opção segura os vinhos da Trapiche. Comprei o Trapiche Varietales Pinot Noir 2011.


Olho: Rubi Claro, como esperado para a casta.

Nariz: Bastante frutado, um aroma agradável. Frutas silvestres, amoras, cerejas. Álcool aparecendo um pouco além da conta. Vinho simples, mas era possível detectar um pouquinho que herbáceo e couro.

Boca: O álcool apareceu também. Vinho leve, refrescante. Boa acidez, porém com taninos desequilibrados.

Harmonização: tirando as questões inerentes ao vinho selecionado, funcionou bem. Não posso dizer que foi uma alquimia fantástica, mas o prato não foi comprometido e a foi gordura domada.



Diante do risco que corri, acho que o resultado foi satisfatório. Todavia sugiro investir uns 15 reais a mais e optar pelo Trapiche Roble Pinot Noir. Um vinho ainda barato, mas bem mais equilibrado.


Receita

1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
250 ml de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
100g de champignons
200g de queijo gruyère

Unte um refratário próprio para soufflé com manteiga e farinha de rosca. Aqueça o forno em temperatura média (200c).
Faça um molho bechamel com a farinha, manteiga e leite.
Acrescente as gemas, o queijo e os cogumelos
Bata as claras em neve e misture delicadamente à mistura.
Despeje o soufflé no refratário, polvilhe com farinha de rosca e o queijo, e leve ao forno médio para assar em banho Maria por aproximadamente 25-30 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário