sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Basicão II - Serviço do vinho


     Podemos definir “serviço do vinho” como todas as ações relacionadas ao momento do consumo do mesmo. Dentro dele estão, principalmente, o cuidado com a temperatura, seleção da taça e sequência dos vinhos servidos.

     Em relação a temperatura de serviço (aquela que o vinho deve ser servido) existe a lenda de que o vinho tinto deve ser servido a temperatura ambiente. Isso tinha certo fundamento na Europa, onde as temperaturas médias são menores e em uma época onde não existia calefação. Inclusive os vinhos eram retirados da adega com antecedência para que aquecessem e chegassem a temperatura da casa.

     Uma temperatura de serviço equivocada prejudica muito a experiência de se tomar um vinho. Num vinho tinto servido quente o álcool evapora com mais intensidade, sendo inclusive incomodo ao olfato. Já se o mesmo vinho é servido mais resfriado que o indicado todos seus aromas ficam contidos.

     Vale lembrar que o paladar é bastante limitado, identificando somente o doce, salgado, amargo e azedo cabendo ao olfato grande parte das sutilezas e do prazer na degustação.



Temperaturas médias de serviço:

- Tintos 16 a 18o C
- Brancos 10 a 12o C
- Espumantes 6 a 8o C

     Já que a grande maioria das pessoas, como eu, não tem adega climatizada, aqui vão algumas dicas:
Para os tintos, 30 a 40 minutos na porta da geladeira resolvem, para os brancos, minha sugestão é um balde de água com uma duzia de pedras de pedras de gelo e sal. Já espumantes pedem um balde de gelo completo com agua para aumentar a superfície de contato.


E o ritual de se verificar e cheirar a rolha?

Antigamente, o grande sentido de se verificar a rolha era o de evitar os vinhos falsificados. Atualmente a rolha pode nos dar as seguintes informações:



- Quando ela se apresentar ressecada na extremidade interna, é sinal que o vinho não foi armazenado na horizontal.


- Se apresenta infiltração de vinho em mais de 2/3 de sua extensão pode haver alguma falha na rolha e um contato excessivo do vinho com o oxigênio do meio externo causando a oxidação .

- Ao cheirar a rolha procura-se um possível aroma de mofo que denota presença de fungo que altera sabor do vinho.



Que taça usar?


Existem produtores que fazem um tipo de taça para cada tipo de vinho, mas com 4 taças conseguimos abranger de maneira efetiva todos os vinho. As taças podem ser de cristal, vidro ou mistas, mas devem ser sempre transparentes, para correta observação das características visuais dos vinho.


Outro detalhe importante é nunca segurar a taça pelo bojo, e sim pela haste ou pela base.

A quantidade servida de vinho não deve ultrapassar 1/3 do volume da taça.

A sequência adequada que os vinhos devem ser servidos será abordada em um próximo post.
Até mais!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário