segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Circuito Brasileiro de Degustação




Semana passada estive num evento muito bacana de vinhos Brasileiros. Trata-se do circuito brasileiro de degustação, que aconteceu junto ao Wine in, que discutiu os rumos da produção e consumo de vinho no Brasil.


A produção de vinhos no Brasil é um assunto que gera discuções acaloradas e que possui opiniões muito diversas, muitas vezes antagônicas.

Não sou perito no assunto, mas dou meus pitacos. Vejo a produção de vinhos no Brasil ainda iniciando uma trajetória. Vejo a busca por um terroir típico, por uma casta com resultados significativos, porém com resultados ainda muito distantes dos outros países do Novo Mundo, e principalmente do Velho.

Não acho que devamos desanimar ou desistir, mas sim aproveitar os milênios de conhecimentos disponíveis e tentar entregar produtos honestos. Digo honestos, pois acho difícil entregar produtos high end com uma tradição tão pequena. Acho que devemos brigar para entregar produtos bem feitos numa gama mais baixa, tentando desbancar os chilenos e argentinos industrializados e massificados.

Aqui vão os vinhos que me chamaram atenção na degustação. Não os classificarei dessa vez, pois nem todos tinham preço divulgado.
 





Espumante Sozo Brut Imagination
Luiz Argenta LA Brut Rosé
Dunamis Cabernet Franc
Quinta Don Bonifácio Habitat Pinot Noir
Pizzato DNA 99 Merlot
Aracuri Cabernet Sauvignon
Lidio Carraro Grande Vindima Quorum
Campos de Cima Tannat

Nenhum comentário:

Postar um comentário