terça-feira, 22 de novembro de 2011

Basicão


Como comentei no meu primeiro post, minha intenção não é  ensinar e sim relatar experiências. Com isso meu blog se tornou  interessante somente  às pessoas que tem conhecimentos sobre vinhos semelhantes aos meus.
Certo dia perguntei ao meu irmão, que tinha sido obrigado a ler o Blog, e que está começando a se interessar por vinhos,  quais  tinham sido suas impressões sobre os Posts. Ele me respondeu que o Blog estava bonito, bem feito,  mas que seu aproveitamento  havia sido muito pequeno,  provavelmente pela falta de maior familiaridade com alguns termos e processos.
Na realidade ele me falou dessa maneira: “ ... o que é essa p... de Tanino que você fala toda hora?...”.
É em homenagem a ele, e sob sua orientação, que farei alguns posts  sobre assuntos básicos do mundo dos vinhos. 
Primeiro de tudo, o que é o vinho? O vinho é, genericamente, um fermentado de uvas. O processo de fermentação consiste na ação de Leveduras  sobre o mosto (uvas após o esmagamento),  transformando os açucares em álcool e gás carbônico. Obviamente o processo de vinificação é muito mais complexo, mas não cabe aqui me aprofundar.
As uvas são divididas em tintas e brancas. A coloração dos vinhos é dada pela casca, portanto podemos ter vinhos brancos feitos de uvas tintas, desde que as cascas sejam retiradas antes da vinificação.
As uvas são classificas também pela origem, podendo ser européias ou americanas. Todos os bons vinhos são produzidos por uvas européias que provem de uma única espécie de videira, a Vitis Vinifera, a qual possui inúmeras castas ( Cabernet  Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, etc...). Já as uvas americanas produzem os espetaculares Sangue de Boi, Chapinha, Chalise e etc...
Os vinhos são classificados, inicialmente, em Varietais (somente uma casta) ou de corte (combinação de mais de uma casta).  São classificados pela sua origem geográfica também, sendo divididos genericamente entre  novo e velho mundo, e depois por pais de origem.
Para quem está iniciando no mundo dos vinhos, a máxima de que ” quanto mais velho, melhor o vinho” deve ser esquecida. Para se comprar vinhos em supermercado na faixa dos 25 a 50 reais prefira sempre vinhos de até 3 anos, pois esses vinhos certamente foram feitos para ser consumidos jovens. Caso queiram impressionar alguém que conheça, sugiro procurar uma loja e consultar o sommelier local.
Minha sugestão pessoal, é iniciar pelos Varietais, para ir conhecendo as peculiaridades de cada casta  para poder, posteriormente, se aventurar com os vinhos de Corte.
E o tal do Tanino? Os Taninos são um conjunto de compostos fenólicos que tem afinidade a se ligar a cadeias protéicas e precipitá-las e blablablabla... No frigir dos ovos, nós percebemos os taninos pela sensação de “boca amarrada”, a mesma que temos quando comemos banana verde. Logicamente  a sensação é muito menos intensa nos vinhos, principalmente nos envelhecidos. Os taninos tem origem na casca, nas sementes e no engaço (cabinho) da uva, portanto os vinhos brancos possuem pequenas quantidades deste composto. 
Vou encerrando esse post por aqui,  mas adoraria sugestões de outros temas básicos, para tentar auxiliar aqueles que estão descobrindo os vinhos agora.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário