quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vinhos no Casamento


Tenho sido bastante acionado nos últimos tempos para ajudar na seleção de vinhos para casamentos de amigos e resolvi resumir aqui minha visão sobre esse detalhe tão importante, mas que por vezes acaba se perdendo no meio de uma infinidade de coisas que os noivos precisam resolver.

O primeiro conselho que dou é : “esqueça o Lambrusco!!”

Os Lambrusco são vinhos frisantes (nem espumantes são) italianos produzidos com a uva de mesmo nome na região de Emilia-Romagna. A esmagadora maioria dos exemplares encontrados por aqui é de baixa qualidade e com isso o vinho ganhou má fama.

Esquecido o Lambrusco vamos a seleção do vinho espumante. Na realidade o fator determinante aqui será o bolso. Na faixa de R$ 25-45 os espumantes nacionais são imbatíveis, evite Prossecos nesta faixa pois o risco de serem de baixa qualidade é grande. Minhas sugestões de vinícolas são: Cave Geisse, Don Giovani, Pizzato, e Luiz Argenta 

(veja mais sugestões aqui: http://enofilodeplantao.blogspot.com.br/2012/11/selecao-brasileira-espumantes-de-menos.html ).

Na faixa de R$ 45-75 o leque se abre mais. Continuo sugerindo alguns exemplares nacionais de gama mais alta, mas pode-se também pensar em uma Cava (espumante Espanhol) ou um Prosseco de qualidade.

Para bolsos mais abastados não pensaria em outra coisa além do Champagne. Minha única sugestão é tentar evitar os clichês Moet & Chandon e Veuve Clicquot, simplesmente pelo fato de se pagar muito pelo nome. Entretanto se não se tiver a oportunidade de degustar exemplares tão bons só que mais baratos, optar por um dos dois é certeza de sucesso.

Sempre sugiro a opção por exemplares BRUT, o que significa uma menor quantidade de açúcar e maior versatilidade para o coquetel.

Um bom espumante pode acompanhar muito bem uma entrada fria e até um primeiro prato mais leve, podendo assim substituir o vinho branco, reduzindo custos e dificuldades no serviço

Caso se faça a opção por servir um vinho branco no início do jantar, sugiro um vinho de maior frescor, com boa acidez, tentando evitar os vinhos reservas, que podem se sobressair a comida. Com essas características temos inúmeros exemplares, tanto da América do Sul, quanto Europeus (Portuguese e Espanhois) com uma relação custo qualidade bem interessante.

Para o prato principal, que normalmente apresenta carne vermelha, os tintos são os mais indicados. Neste caso a dica de se evitar um vinho muito encorpado continua valendo. Minha sugestão é portanto evitar os sulamericanos Reserva ou Gran Reserva. È interessante buscar um vinho equilibrado, de médio corpo, com boa acidez e taninos finos, para que combine com diferentes pratos e pessoas. Hoje em dia temos ótimos exemplares nacionais que cumprem muito bem esse papel. Aqui o bolso também vai mandar, somente evitando vinhos de grande complexidade e importância. Poderia sugerir as uvas Merlot e Pinot Noir como boas opções, alguns bons Chianti e Bordeaux simples também, mas uma degustação orientada é muito importante antes de uma decisão tão importante.

Caso se opte por servir um espumante com o bolo, esse deve ser sempre doce. Uma ótima sugestão para esse caso são aqueles feitos com a uva Moscatel. Existem nacionais ótimos, mas vale uma pesquisa, pois os vinhos dependem muito do produtor. Vale seguir as dicas dos espumantes convencionais

Memorizadas as dicas vai-se as compras. Ai mora o perigo!! Muitas lojas de vinhos fazem degustações periódicas para noivos, entretanto, nem sempre suas indicações são totalmente isentas, tendo em vista que se tem um olho na necessidade do cliente e outro na lucratividade de cada rótulo, volume de estoque, idade do vinho e etc.... Para tentar evitar isso sugiro buscar mais de 1 fornecedor, ler relatos na internet, e se possível ter um enófilo de plantão. Não resisti a piada pronta...



Viva os noivos!!!!

2 comentários: