segunda-feira, 15 de abril de 2013

Basicão III - O Espumante




Já comecei a escrever este post umas 3 vezes, mas sempre começo a ficar muito chato e teórico, e deixo de ser Basicão.


Optei por um modelo de perguntas e respostas, tentando ser o mais básico e objetivo, visando quem esta iniciando no mundo dos vinhos e gosta de vinhos espumantes.



O que é um vinho espumante?

Vinho espumante é aquele que possue quantidade significativa de dióxido de Carbono ( CO2). Essa quantidade é expressa em Libras e equivale a 5 atmosferas (70Libras). Sendo que vinhos frisantes possuem apenas 2 atmosferas de pressão.



Como é feito o espumante?

A partir de um vinho base obtido por um processo de fermentação convencional, acrescenta-se mais açúcar e leveduras, gerando nova fermentação. Todavia essa 2ª fermentação ocorre em ambiente fechado, fazendo com que o CO2 resultante fique aprisionado e misturado ao líquido.

Essa 2ª fermentação pode ocorrer dentro da garrafa (método tradicional o Champenoise) ou em grandes tanques de inox (método Charmat).

Via de regra o método tradicional produz espumantes de melhor qualidade.


Quem criou o vinho espumante?



É bastante difundida a lenda onde o monge Dom Perignon (1668-1715) teria desenvolvido o vinho espumante na região de Champagne na França, e ao degusta-lo teria dito a celebre frase:

“...venham rápido, estou bebendo estrelas!!...”

Na realidade o grande empenho do Dom Perignon era no intuito de eliminar as incomodas bolhas do vinho, pois na época essas eram consideradas um defeito.


O que significam os termos “Brut” e “ Demi-sec”?

Tais termos se referem a quantidade de açúcar residual presente no espumante.

Nature: 0 g/l
Extra-Brut: 1 – 6 g/l
Brut: 6-15 g/l
Sec: 15-20 g/l
Demi-sec: 20-60 g/l
Doux : + de 60 g/l


Todos os espumantes Franceses são Champagne?

Não!!
Só podem ser chamados Champagne os vinhos espumantes produzidos na região de mesmo nome a partir de uvas das castas Pinot Noir, Pinot Meunier , Chardonnay e feitos pelo método tradicional. Os espumantes Franceses feitos em outras regiões são conhecidos como Cremant.


Quais outros locais, no mundo, produzem espumantes de qualidade?


Brasil : Serra Gaucha
Italia: Prosseco, Asti e Franciacorta
Espanha : Cava
Alemanha : Seckt
Portugal: Bairrada


Qual a taça indicada par ao consumo do vinho espumantes ?



A melhor taça é aquela chama de “Flute”, pois possibilita a visualização do perlage, e por ter “boca” estreita reduz a perda de Dióxido de carbono. Outra vantagem é possuir menor capacidade, evitando o acréscimo de temperatura de consumo.


O que combina com espumante?

Os espumantes são unanimidade quando o assunto é celebração, entretanto ele ainda é pouco utilizado dentro de um a refeição. Contudo, trata-se de um vinho bastante versátil. Podemos harmonizar um espumante Brut com entradas leves, saladas, peixes, frutos do mar e alguns risotos. Para uma salada de carpaccio ou tartar de salmão um espumante Rosé é ótima companhia.


Qual o nome das bolinhas de ar do espumante?

Elas são chamadas de “Perlage”.


Uma perlage contínua, de média intensidade e com bolhinhas pequenas são ótimos indícios de que se trata de um bom espumante.


Posso sacudir o espumante antes de abrir?




Isso somente pode ser feito em caso de piloto de F1 ao ganhar um grande prêmio.

O espumante deve ser aberto com o menor ruído possível, afim de preservar o CO2.

Aqui vão algumas dicas do serviço dos espumantes






Saúde!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário