sábado, 30 de março de 2013

Ribeira del Duero X Toro



Dessa vez senti a degustação de maneira  diferente... foi incrível poder perceber os terroires  tão evidentemente. Uma mesma uva, uma mesma vinícola, uma mesma enóloga e vinhos totalmente diferentes.

Ao invés de descrever os vinhos degustados gostaria de compartilhar aspectos de considerei interessantes.

O primeiro foi degustar um vinho de uma casta que existe somente na propriedade da Valduero, proveniente de vinhedos de 40-50 anos. A uva se chama Albillo e produziu um branco de médio corpo e persistente, com aromas de abacaxi,  pêssego, melado e notas de madeira. Um vinho macio e de boa acidez.

O segundo e mais bacana foi poder perceber as diferenças entre os vinhos feitos nas regiões do Toro e da Ribeira Del Duero, ambos feitos com a Tempranillo. O vinho do Toro tinha estágio de 6 meses em barrica, contra os 15 meses de barrica mais  12 de garrafa do Ribeira Del Duero, e mesmo assim se apresentava pronto para consumo, equilibrado e redondo, enquanto que o segundo ainda mostrava taninos um pouco ásperos, apesar de finos. O vinho seguinte demonstrou de maneira ainda mais evidente o potencial de guarda dos vinhos da Ribeira del Duero. Tratava-se de um vinho reserva com estagio de 30 meses em barrica e 18 em garrafa que possuía uma jovialidade impressionante. Seus taninos potentes e macios faziam ótima companhia a uma acidez extremamente agradável que emprestavam grande equilíbrio ao vinho.

Espero poder degustar outros exemplares de ambas regiões afim de comfirmar  o que me foi ensinado pela enóloga da Valduero e claramente comprovado na degustação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário