quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ton sur Ton





 

Jantar super especial numa terça-feira. Um delicioso Tartar de Salmão fresco. Prato invocado, bonito, gostoso e fácil de fazer. É só manter as proporções, misturar tudo, descansar um pouquinho na geladeira e fazer uma apresentação caprichada.

Para harmonizar escolhi o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé. A idéia visual da sobreposição dos tons de rosa me agradou de cara. Obviamente um Rosé da Provence tem a tonalidade muito mais próxima do salmão, mas mesmo assim achei muito interessante visualmente.

O vinho:

Olho:Rosa de média intensidade. Perlage de tamanho médio e média duração

Nariz: Primeira aroma que percebi foi de Brioche e fermento. Em seguida vieram frutos vermelhos silvestre e um fundinho mineral.

Boca: Médio corpo, amanteigado, mas com boa ácidez. Media persistencia com as mesmas frutinhas do bosque no retrogosto.

Harmonização: Além da bela e óbvia combinação de cores achei que o bom corpo do vinho combinhou com a textura suave e macia do salmão picadinho. Nem o aroma nem sabor do vinho eram intensos a ponto de cobrir as sutilezas do Tartar. Algo que me chamou a atenção foi a intensificação do sabor frutado do vinho quando consumido logo após uma garfada. Muito Interessante e gostoso. Um bom vinho e uma bela harmonização onde todos ganhamos: o prato, o vinho e eu.




Saúde!!!


Receita:


Para 2 pessoas 

500g de salmão finamente picado na ponta da faca
1/4 de cebola picadinha
cebolinha a gosto
2 colheres de sopa rasas de mostarda Dijon
4 colheres de sopa de azeite
pimenta do reino moida na hora
Tabasco a gosto
Suco de 1/2 limão
40g de alcaparras picadas

Misturar muito bem todos os ingredientes em um bowl, deixar descansar por 10 minutos na geladeira e servir



Ficha técnica:



Variedades: Chardonnay e Pinot Noir
Terroir: Vale dos VInhedos
Degustação:
Análise Visual: Límpido, apresenta coloração rosada de média-alta intensidade, leve coroa, perlage fina e constante
Análise Olfativa: Aromas elegantes de frutas vermelhas ( morango, groselha e cereja) com leve toque floral.
Análise Gustativa: corpo leve, com acidez delicada aliada à boa cremosidade, retrogosto refrescante e final de boca longo.
 Processo de elaboração:
Nas uvas brancas prensagem em prensa pneumática com rendimento de 50% em mosto.Nas uvas tintas enchimento dos tanques (encubado) por gravidade. Realiza-se nas uvas tintas uma maceração curta a 10°C, durante 4 horas, e retira-se 20% do mosto. Mesclam-se os mostos de uvas tintas e brancas. “Debourbage”- limpeza prévia do mosto a frio à temperatura de 8°C. Fermentação Alcoólica à temperatura 13 à 15 °C. Conservação em tanques de inox. Segunda fermentação na garrafa aproximadamente 40 dias, com temperatura controlada de 12°C. Envelhecimento de no mínimo 1 ano sobre leveduras em caves subterrâneas e climatizadas. “Remuage” – movimento giratório de ¼ de volta diário, nas garrafas, para decantação dos sedimentos ao gargalo, num período de aproximadamente 30 dias. “Degorgement” – Retirada da tampa e do sedimento congelado com a própria pressão interna do espumante. Licor de Expedição – na garrafa é colocado o “licor de expedição”, rolha e gaiola.
Graduação Alcoólica: 11,5%.
Serviço: Temperatura de 6 °C a 8°C. Estrutura: leve. Consumo: ½, 1 e 2 anos.
Harmonização: frutos do mar, peixes, massas. Excelente como drink (aperitivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário