quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dom Cândido 4a Geração Marcelan




Esse vinho foi adiquirido na própria vinícola em novembro de 2012. Sem sombra de dúvida ele me chamou a atenção por algum motivo, mas confesso que não tinha uma lembrança clara de suas características, pois devo ter degustado uns 30 vinhos aquele dia.

A casta Marcelan é francesa e é resultado do cruzamento da Cabernet Sauvignon e Grenache, e em linhas gerais produz vinhos de coloração intensa e médio corpo.

Vamos ao vinho

Olho: Rubi muito intenso com reflexos violáceos, não se enxerga através da taça. Lágrimas abundantes que pintam a parede da taça.

Nariz: Morango muito maduro, adocicado. Esse aroma é muito predominante. Somente após alguns minutos consegui distinguir um pouco de pimenta do reino e um fundinho herbal e terra molhada.

Boca: Médio corpo, equilibrado. Taninos elegantes e boa acidez. A persistência se mostrou maior que imaginei para um vinho simples de médio corpo. A fruta se mantem dominante no retrogosto.

Não tinha grandes planos para esse vinho e acabei degustando-o junto a um salame também da serra gaucha. A harmonização acabou por destacar bastante o condimentado do salame, mas a leveza dos taninos lidou muito bem com o sal. Despretenciosa mas honesta combinação.

Achei o vinho bem gostoso e fácil de beber. Considero um bom exemplar para aqueles que estão começando no mundo dos vinho. Acompanha muito bem uma pizza ou massa com molho vermelho.

Feliz 2013!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário