segunda-feira, 7 de maio de 2012

Interfood Wine Tour (Parte 1)



Semana passada estive em um evento enorme da importadora Interfood. Ele aconteceu no hotel Tivoli dos Jardins e contou com, nada menos que 40 produtores das principais regiões viníferas do mundo.

Confesso que sou meio “bicho-do-mato” e grandes concentrações me incomodam um pouco, mas ter acesso a esta quantidade de rótulos era irresistível.

Durante um período de 5 horas, degustei aproximadamente 50 vinhos diferentes, o que tornou impossível uma avaliação mais aprofundada e técnica, tanto que desisti de fazer anotações logo no terceiro vinho.

Foi um evento muito descontraído, divertido e interessante, pois permitiu que trocasse impressões e conhecimentos com pessoa de diversos segmentos do mundo do vinho . Em linhas gerais todos foram muito gentis e solícitos ao serem abordados, entretanto, destaco o Sr. Luiz Gastão Bolonhez, editor da Revista Adega, por sua simpatia e generosidade ao compartilhar suas opniões e conhecimentos. Gostaria de registrar também meu agradecimento aos Sommeliers da Interfood que de dispuseram a perder alguns minutos comigo.

Aqui vão as Impressões do que mais me chamou atenção. Vale lembrar que todos esses vinhos podem ser encontrados, com suas fichas técnicas e de degustação no site http://www.todovino.com.br/

Azienda Agrícola Mario Schiopetto

É das poucas viniculas pequenas no portfoglio da Interfood. Me chamou atenção também o fato de ser de um região da Italia, cujos vinhos não conhecia: Friule.

Gostei bastante dos brancos desse produtor, pois eram bem equilibrados e complexos. Destaco o corte que mesclava uvas francesas e autóctones .O Tinto deles também é muito interessante feito a partir do corte Bordalês.


Fattoria dei Barbi

     Vinícula Italiana da região de Montalcino. Bastante antiga (1892) e com uma extensa lista de vinhos. Desse produtor provei sei vinho de saída e fiquei muito bem impressionado. Um vinho leve, frutado , fácil de beber e com uma relação custo X benefício excelente.
Provei também o famoso Brunello de Montalcino DOCG (2006) um vinho muito mais complexo e elegante, mesmo apresentando corpo médio e uma tendência enorme a gastronomia.


Giusepe Cortese


Continuando na Itália fui experimentar um Barbaresco, DOC do Piemonte,cujos vinhos nunca tinha provado devido ao alto valor. Este vinho é feito 100% da casta Nebbiolo. Neste caso a expectativa era muito grande e acabou não se concretizando. Esperava, talvez equivocadamente, um vinho mais potente, mais incorpado. È um vinho excelente mas acredito que ele necessitaria de mais um período de garrafa para domar melhor os taninos




Continua....


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário