segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prazer em conhecer: Viognier


          Como sou um enófilo em início de carreira, gosto muito de experimentar vinhos diferentes, uvas diferentes e cortes diferentes para poder, como diria uma ex-amiga, criar repertório.

      Dessa vez a escolhida foi a uva Viognier. Não tinha referência alguma sobre ela quando a encontrei na prateleira da loja de vinhos, mas resolvi arriscar.

      Ao chegar em casa fui ler um pouco a respeito desta ilustre desconhecida (por mim) enquanto o vinho resfriava.

     Sua origem é obscura, e chegou em vias de extinção na Europa. Hoje é plantada na America do sul, Califórnia, Austrália e Nova Zelândia e seu plantio tem voltado a aumentar na França. Sua história me pareceu muito semelhante a da Carmenère que voltou a crescer no velho mundo depois de ser redescoberta no novo mundo.

      Alguns autores relacionam seu sumiço ao baixo rendimento, a necessidade de colheita totalmente madura e a predisposição ao Oídio.


O vinho escolhido foi o Paraguaio Don Pascual Reserva Viognier 2010.
                

Olhos: Uma linda cor Âmbar, bem intensa, porém brilhante e translúcida

Nariz: Bastante frutado. Frutas brancas e amarelas, pêssego e melão maduro. Percebi um pouco de flor e mineral.

Boca: Bastante seco, encorpado e untuoso. Pequena acidez e ótima persistência.


     Foi uma gratissima surpresa, achei o vinho muito gostoso e com um ótimo Custo X Benefício. Visualmente parece muito com os vinhos doces naturais (Sauternes e Tokaji) , porem seu paladar se assemelha mais ao Chardonnay. É com certeza uma ótima opção para acompanhar peixes mais temperados e frutos do mar. Eu não arriscaria um peixe muito delicado, pois ele seria encoberto pelo vinho.



Até mais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário