quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prato excelente ... Harmonização OK ...




     A harmonização desta vez veio de uma maneira um pouco diferente, ela partiu de uma receita vista em um panfleto no supermercado e harmonizado com um vinho que tinha em casa. Não foi nada muito planejado, portanto minha expectativa também não era das maiores. A receita era de uma Kafta de carne bovina, abobrinhas grelhadas e de um delicioso molho de iogurte com pepino ralado.

     O vinho que tinha em mãos era um Casillero del Diablo Sauvignon Blanc 2010. Aí estava um problema em potencial, carne vermelha e vinho branco. Para tentar contornar optei pelo uso de filet mignon, uma carne de sabor menos intenso, ao invés da picanha sugerida na receita, e ainda peguei leve nos condimentos.
 

      Olhos: o vinho tinha cor amarelo palha bem clarinho, brilhante e translúcido. Suas lágrimas são abundantes e rápidas. Não observei os reflexos esverdeados citados em outras avaliações desse vinho


     Nariz: percebi frutos brancos, principalmente Pêra. Nítidos traços herbais, minerais, e cítricos, porém em menor intensidade. Assim que servido, o álcool apareceu um pouco, mas depois de 5 minutos já era imperceptível.


      Boca: a fruta se mostrou menos intensa e os traços minerais apareceram mais. Um vinho jovem de médio corpo com ótima acidez e equilíbrio, porém de pequena persistência.


      Harmonização: o prato ficou delicioso. A combinação do tostado e as especiarias da Kafta com a refrescância do iogurte e do pepino ficou especialmente saborosa. Já a harmonização foi Ok. Não houve comprometimento do prato, mas o vinho acabou ficando apagado. Realmente não saberia ao certo o vinho perfeito para esse caso. Poderia sugerir um Rosé, um espumante extra-Brut e até um Beaujolais simples. Com certeza tentarei outra combinação ainda esse verão, pois adorei a receita. Caso alguém se anime e tente a harmonização desse prato, por favor me conte.


     Até mais!!



Receita:

Extraida do site do Pão de Açucar

Ingredientes:
 

500 g Cordão de Mignon moída
1 cebola picada
2 dentes de alho moídos
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres (sopa) de hortelã fresco picado
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture bem a carne com os demais ingredientes, molde em formato de kafta.
Leve para a chapa, grelhando todos os lados até obter o ponto desejado.
 

Molho de Iogurte

Ingredientes:
500 g de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho moído
3 pepinos japoneses
1 colher (café) de páprica doce

Modo de preparo:
Deixe o iogurte repousando em um coador de pano por aproximadamente uma hora, até que
escorra todo. Rale os pepinos e reserve pelo mesmo tempo que o iogurte. Com o auxílio de um pano limpo, seque bem o pepino ralado. Junte a pasta de iogurte, o pepino ralado, o alho, a páprica, uma pitada de sal e um fio de azeite. Mexa bem.
 

Abobrinhas grelhadas

Ingredientes:
2 abobrinhas brasileiras
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:
Lave bem e fatie as abobrinhas em rodelas. Grelhe na chapa com um fio de azeite até obter tom dourado e ponto al dente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário