quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Espumante Português






     Nunca havia experimentado um espumante português. Além disso me instigou muito o fato dele ser produzido a partir de castas autóctones (nativas), sendo elas: Malvasia Fina e Malvasia Rei. O vinho em questão é o ESPUMANTE BORLIDO RESERVA BRUTO BAIRRADA, sendo que o bruto é a versão lusitana do “brut”. Não trata-se de um vinho caro, custa em média R$ 60,00 tendo sido adiquirido pelo site todovino.com.br.


Olhos: o espumante tinha uma cor mais intensa, sensivelmente mais dourado do que estou acostumado a ver em espumantes, sua coloração se assemelhava a um Chardonnay barricado. Seu perlage não era muito fino e sua intensidade reduziu muito os primeiros minutos.


Nariz: Senti um aroma de pão ou fermento que característicos da técnica champenoise, entretanto esse vinho é produzido pela técnica charmat (ver post “degustação de espumantes”). Percebi também frutas tropicais como abacaxi, e um leve toque mineral.


Boca: apresentava um bom corpo e boa acidez, muito refrescante com notas de abacaxi e lichia, porém tinha final curto e com leve amargor.


     Trata-se de um espumante interessante, saboroso e refrescante, porém bastante rústico, sem a complexidade de aromas e sabores dos exemplares de Champagne.


     Sem sombra de dúvida vale a pena experimentar inclusive para aumentar o repertório de vinhos espumantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário