quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Espumante X Prato principal





     Aproveitando esse calor e com vontade de tomar uma belíssima Cava com a qual fui presenteado resolvi tentar outra experiência enogastronômica .
     A harmonização do espumante com prato principal.
     Normalmente, para nós brasileiros, o consumo do espumante ocorre acompanhando algumas entradas ou em momentos festivos em vôo solo. Portanto considerei uma brincadeira arrojada, pelo menos para mim...
     Minha idéia foi fazer um prato leve, mas com sabor marcante. Optei por uma massa com tomates pelados, manjericão e Chèvre (queijo de cabra). Já queria usar este queijo em uma receita há tempos, e essa me pareceu uma ótima oportunidade
O vinho consumido foi: Anna de Codorniú Brut.

   Esse é um vinho espumante espanhol da região da Catalunha feito com 70% Chardonnay, 10% Macabeo, 10% Parellada e 10% Reserva. Produzido pelo método tradicional ou champenoise no qual segunda fermentação ocorre na propria garrafa, uma bela Cava.
Olho: palha intensa com perlage abundante e elegante.
Nariz: Frutas brancas, predominantemente pêra e melão. Discretas notas florais, minerais e de fermento.
Boca: Muito refrescante, boa acidez. Sabor frutado, açucar bem discreto. Senti também um pouco de mineral. Como único porem posso destacar um leve amargor no final de boca.
Harmonização: Adorei a combinação! O que me chamou mais a atenção foi o alinhamento entre a acidez do vinho e o “azedinho” do queijo. O vinho lavava muito bem a untuosidade do queijo, preparando a boca para a próxima garfada. O contraste entre os aromas frutados do vinho com o aroma refrescante do manjericão também combinou muito.

Receita:
(2 pessoas)
400 gramas de tortelinni
1 lata de tomate pelado
Manjericão (aprox 15 folhas)
100g de Chévre
Sal, azeite, pimenta do reino
½ cebola média
2 dentes de alho picados
Com um generoso fio de azeite fritar ligeiramente o alho e a cebola. Acrescentar o tomate pelado picado (sem a parte líquida) e refogar por 5 minutos. Acrescentar o manjericão, mexer levemente, desligar o fogo e reservar.
Com um garfo, amassar o queijo e reservar.
Após o cozimento da massa (al dente) escorrer a água e lavar com água fria para estacionar a cocção.
Reaquecer o tomate, se necessário, acrescentar a massa e por fim o queijo. Misturar tudo, acrescentar a pimenta, acertar o sal e servir na hora

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário