sexta-feira, 2 de agosto de 2013

9.5 Cold Wine, Prosecco ?



    Essa semana fui gentilmente convidado pela Silvia Carnio da Max Brands para o lançamento de uma linha de Proseccos da Astoria na Cia do Whisky (www.ciawhisky.com.br) . Ao chegar, curioso que sou, fui logo investigar as garrafas. De cara me chamou a atenção a garrafa acima, por motivos óbvios, e em seguida percebi que nenhuma das garrafas tinha a inscrição da Denominação de Origem.

     Chegando em casa fui estudar um pouco melhor a DOC Prosecco para entender o que havia degustado. Esta é uma DOC recente (2009) criada para restringir o uso do nome “Prosecco”, deixando-o exclusivamente para os vinhos feitos com uvas de determinada região do Vêneto. Entretanto existia o fato da cepa utilizada se chamar Prosecco também. Para tanto o nome da casta foi alterado para Glera. Portanto, para poder estampar “Prosecco” no rótulo é preciso que o vinho tenha sido feito na região do Vêneto e com predominância de Glera. Esse tipo de legislação, entretanto, não garante a qualidade do produto, sendo sempre interessante se ter referências do produtor.

     Voltando aos vinhos degustados, constatei que eles, de fato não são Proseccos, pois, apesar de terem origem de vinhedos dentro da área delimitada, seu corte não apresenta a Glera como casta dominante. A Vinícola Astoria possui vasta linha de espumantes, inclusive contando com vários Proseccos, entretanto esses não faziam parte do evento.


     Na minha opinião o destaque da noite foi 9.5 Cold Wine. Além da bela garrafa, trata-se de um espumante de baixo teor alcoólico (9,5º) altamente refrescante e fácil de beber, que deve ser servido entre 2º e 3º e que, segundo a sommelière da Max Brands, visa o mercado das “baladas” e eventos. Esse espumante tem única vinificação onde o mosto em plena fermentação é levado a autoclave para adquirir espuma e repousa sobre as borras por 30-40 dias para ganhar complexidade.


Saúde!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário