sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fondue e Vinho




     Com o friozinho batendo em nossa porta, começa a temporada de comidas de inferno, e uma das mais emblemáticas é o Fondue. Mesmo sendo já bem conhecida de nós brasileiros, trata-se de um prato mal harmonizado, na maioria das vezes. É só ir a um restaurante que sirva foundue para ver gente tomando Malbecs e Cabernets Sauvignons ultra reserva, cheios de fruta e muita madeira com fondue de queijo.

     O fondue de queijo é um prato simples, e que, mesmo sendo gorduroso, não é tão pesado nem temperado. Diante deste cenário, e lembrando que o fondue leva vinho branco em sua composição, nada mais natural do que harmoniza-lo com vinho branco também. Entretanto não pode ser qualquer branco. Precisamos de um vinho que tenha corpo, para equivaler com o prato, e acidez para equilibrar com a gordura. Dito isso, excluímos da seleção os vinhos muito leves, frutados e aromáticos como os Sauvignon Blanc e Gewürztraminer. As melhores opções seriam os vinhos feitos da uva Chardonnay e Viognier sem grande envelhecimento em barrica de carvalho, pois isso reduziria a necessária acidez. A América do sul tem bons exemplares a um preço interessante. Caso você seja uma pessoa mais curiosa, poderia sugerir um Rioja Crianza feito com a casta Viura, ou um português do Alentejo feito com Antão Vaz. 

     Caso a preferência seja por vinhos tintos, procure sempre escolher aqueles menos encorpados, de taninos mais finos e boa acidez. Boas opções são Merlots Nacionais Jovens, Pinot Noirs, um exemplar do Rhône ou um Chianti de um bom produtor. 

     Se o menu incluir o fondue de carne, os tintos serão a única opção. Neste caso podemos usar vinhos um pouco mais encorpados, como os Chilenos e Argentinos que muito se vê por ai, entretanto ainda sugiro vinhos mais jovem, para que esse não se sobressaia a carne, evite portanto os Gran Reserva. 

     Mesmo se o bolso estiver muito recheado, não acho que os fondues sejam pratos que precisem de grande complexidade e elegância nos vinhos, portanto guarde um bom Bordeaux ou Borgonha para um melhor momento.

     Se ainda couber algo depois de tanta comilança e um fondue de chocolate for pedido, não vejo muita saída alem de um Porto Tawny ou até LBV, entretanto é bom lembrar que o chocolate amargo sempre harmoniza melhor.



Bom Apetite!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário