sábado, 25 de maio de 2013

Chilcas / Estación Sur




Quinta-feira, recebo essa surpresa logo cedo. Minha querida paciente/amiga Silvia Carnio da Max Brands me convidando para um wine dinner.

Esse evento ocorreu no restaurante Estación Sur, que teve seus pratos harmonizados com vinhos da Chilcas. Essa vinícola produz em diversas regiões do Chile, entretanto seu maior foco é no Valle del Maule. O que muito me agradou na filosofia deles, foi a preocupação em representar de maneira fiel seu terroir, buscando a menor intervenção possível.


Vamos ao jantar:

Entrada:



Ceviche de Salma e Selected Vineyard Sauvignon Blanc 2011

Combinação deliciosa. A acidez do prato estava totalmente nivelada a do vinho. Este vinho me chamou a atenção pois nãoapresentava aromas tão potentes quanto a maioria dos Sauvignon Blanc de novo mundo. As típicas frutas tropicais como abacaxi e maracujá estavam lá, mas tinha também um caráter mineral e herbáceo, o que o tornava bastante elegante.

Primeiro prato:


 
Risoto de Fungui e Single Vineyard Pinot Noir 2011

Para mim foi a harmonização da noite. Primeiramente devo ressaltar a qualidade do risoto, que tinha seu ponto e equilíbrio impecáveis. Antes do prato chegar fiquei um pouco preocupado, pois imaginei que a potência aromática do fungui seco pudesse se sobressair ao vinho. Engano meu, equilíbrio total entre os aromas, com o plus dos aromas terrosos do prato e do vinho em perfeita sintonia. Na boca, tanto o prato quanto o vinho tinham médio corpo e boa persitência. O risoto tinha pouca gordura, o que balanceou totalmente com os taninos finos do vinho. Devo acrescentar também que esse foi meu vinho preferido.

Segundo prato:


Bife ancho com pudim tricolor de verduras e Red One 2009

O vinho é dos mais importantes da vinícola e recebeu 90 pontos da Inglesa Wine Enthusiast. Trata-se de um corte de 50% Merlot, 35% Cabernet Franc, 10% Cabernet Sauvignon, 3% Malbec e 2% Petit Verdot, com estagio de 14 meses em barrica (1/3 de primeiro uso). O corte e o ponto da carne estavam primorosos, e o tal do pudim de verduras era bem saboroso. Todavia, considerei o vinho mais importante que o prato. O vinho era muito mais complexo e estruturado, e acabou por se sobressair.


Sobremesa:



Delícia de abacaxi com creme e Late Harvest Sauvignon Blanc 2010

Sobremesa super bonita e elaborada. Talvez um pouco doce para meu paladar, mas a harmonização foi muito boa com o vinho que apresentava 100g de açúcar residual por litro e acidez total de 4 gr/l. Mais uma vez a temperatura de serviço foi impecável e contribuiu para uma experiência muito agradável.


Gostaria também de destacar as agradáveis companhias que tornaram essa experiência enogastronômica ainda mais gostosa e enriquecedora.


Os vinhos degustado podem ser encontrados no Empório São Paulo, Metapunto, Beale Bebidas, Casa Baccos, Casa Vidigal, Vino Mund,iBotticceli (Guarulhos), Biesky (moema), Super VIP (São Paulo) e nos sites VIVO VINHO, BUY WINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário