segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Harmonização Brasileira






Para aqueles que acompanham o Blog, minha queda pelas harmonizações regionais já é muito conhecida. Desta vez resolvi fazer uma brincadeira e harmonizar um prato tipicamente brasileiro com um vinho nacional da casta tinta que apresenta melhor adaptação em nosso pais.

O Prato foi um picadinho com farofa de banana e castanha do Pará e couve manteiga. O vinho escolhido foi o Agnus Merlot 2010 da Vinícola Boutique Lidio Carraro (
www.lidiocarraro.com/). Esse é um dos vinhos de saída da vinícola e custa entre 35,00 e 40,00 reais. É sempre bom lembrar que os vinhos da Lidio Carraro não passam por barrica de carvalho, e suas uvas são cultivadas com muito cuidado visando expressar o terroir da melhor maneira.

Olho: Rubi bastante intenso e escuro ( confesso que esperava menos extração, o que não significa absolutamente nada...) As lagrimas não eram tão abundantes, reflexo dos 12,5% de álcool.





Nariz: Senti bastante morango e adocicado, características que meu parceiro PH chama de Frutella, em referencia a uma bala. O álcool estava totalmente integrado, e após uns 10 minutos percebi aroma mentolado e de especiarias (pimenta do reino).

Boca: Equilíbrio total. Taninos elegantes, médio corpo e media persistência. Fruta moderada. Um vinho que apesar de jovem e básico é elegante e equilibrado, e bastante gastronômico.


Harmonização: Funcionou super bem, o prato não é muito pesado, e combinou com o corpo mediano do vinho. Os taninos, mesmo finos, deram conta da untuosidade do prato. Acredito que o prato encare vinhos um pouco mais potentes, e o vinho não se sobressaia diante de um espaguetti ao sugo ou pizza.

Esse vinho me impressionou bastante, por ser jovem e equilibrado, além do custo X qualidade incrível. Sem dúvida é um coringa e deve fazer parte de qualquer adega.

Saúde!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário