segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Francês com alma de Novo Mundo




Arrogant Frog Ribet Red ( Cabernet-Merlot)

Esse vinho me intrigou bastante pelo antagonismo de referências que apresentava. Um vinho francês, com nome em inglês, com screwcap, rótulo estiloso e engraçadinho, numeração na garrafa, castas descritas...

Não entendi nada, e fui me informar.

O nome "Arrogant Frog" surgiu da junção dos apelidos dados por americanos e britânicos aos franceses. Trata-se de uma tentativa de reverter a tendência de declínio do Languedoc e de agradar os consumidores de vinhos do Novo Mundo.

Os próprios produtores descrevem seu vinho como:


                          "Old World wines with New World Attitude"
 


Dentro desse princípio tiveram sucesso, pois em uma desgustação cega juraria se tratar de um vinho argentino ou chileno.
 
Olho: Rubi escuro com reflexo violáceo, extremamente denso e profundo, sendo impossível se ver atraves do copo.
 
Nariz: Bastante frutado, principalmente ameixa bem madura, quase compota. Alcool meio descolado. Aroma adocicado e com traço de especiarias ( pimenta do reino)
 
Boca: Fruta dominou, com nova sobra de alcool. Encorpado e de média persistência. Taninos apareceram demais ao se consumir o vinho só, mas um pedaço de queijo ajudou a doma-lo. Pouca acidez.
 
 
Sem sombra de dúvida um vinho de Novo Mundo, pesadão, frutado, muito alcool e açucar e pouca acidez. Não considero isso defeito, de maneira alguma, mas não é o tipo de vinho que mais me agrada. Entretanto para os tomadores de Argentinos e Chilenos vale a pena experimentar.
 
até mais...
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário