segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Borgonha com boa relação Custo X Benefício


A Borgonha para mim sempre foi um mistério, um mistério encantador e estimulante, mas um mistério. Seu grande número de AOCs  e grande número de pequenos produtores por AOC torna a compra de um vinho uma aventura.

Para tentar aprender mais e me sentir mais seguro fui a uma degustação na ABS cujo tema era: Borgonha com boa relação Custo X Benefício. Para contextualizar, o vinho mais barato da degustação custava R$ 90,00, e não era bom.

Essa degustação foi semi-cega, pois sabíamos os vinhos que seriam servidos, mas não em que sequência. Depois de degustados os 6 rótulos houve uma votação e o vinho que me agradou mais foi o mais apreciado com 50% dos votos. Os outros 50% se dividiram entre outros 2 vinhos.

Os vinhos preferidos foram:

Nuits-Saint-Georges 2009 do Domaine Faiveley
Importadora: Mistral  Preço: US$ 120,00

Vinho apresentava halo alaranjado, indicando evolução. Aromas de furtos vermelhos e negros bem maduros ou em compota, principalmente amoras. De médio corpo, apresentava-se super equilibrado, boa acidez, taninos finos e integrados. Final longo e elegante.

Beaune “Clos des Ursules” 1er Cru Vignes Frances 2005 de Louis Jadot
Importadora: Mistral  Preço: US$ 174,00

Coloração evoluída mais evidente. Aromas frutados, complexos, algo animal. Vinho equilibrado e delicado, bastante seco. Recebeu 90-91 pontos de RP e WS em algumas safras.


Côtes de Nuits Village “Les vignottes” 2005 de Domaine Jean-Jacques Confuron
Importadora: Vinci  Preço: US$ 100,00

Rubi mais intenso com halo alaranjado. Aromas de Caju e pitanga, madeira, defumado. Boa acidez mas taninos ainda um pouco salientes. Final longo.


No fim das contas o que mais me chamou a atenção foi o destaque negativo. Um vinho que custava R$ 300,00 e que não agradou ninguém, evidenciando a dificuldade e o risco de se adquirir vinhos da Borgonha.

Dentro da minha sabedoria de reconhecer minhas limitações, sugiro pesquisar bastante antes de comprar um Borgonha, entre em sites e blogs, invista um pouco de tempo para não desperdiçar dinheiro.

Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário