domingo, 27 de novembro de 2011

Risoto de Frutos do Mar com Chardonnay



Ainda na linha dos pratos de verão, resolvi fazer novamente um risoto de frutos do mar que havia feito no dia dos pais. Na época achei que o prato tinha ficado meio insosso e resolvi dar uma carregada nos temperos dessa vez. Caprichei no tempero dos frutos do mar, usei um caldo de legumes mais apurado, açafrão e raspas de limão siciliano.
Para acompanhar pensei num Chardonnay que tivesse tido algum período  em barrica, e que fosse portanto mais encorpado, estruturado e complexo, para que pudesse fazer frente a um risoto mais exuberante em aromas e sabores.
Acabei optando pelo chileno Trio Reserva Chardonnay  da Concha y Toro. Esse vinho me chamou a atenção por ser um vinho de corte que apresentava 70% de Chardonnay, 15% de Pinot Grigio e 15% de Pinot Blanc. De fato não estou muito habituado a vinhos brancos de corte e fiquei curioso em saber o que as outras 2 uvas acrescentariam ao vinho.
Olho:Tem um lindo tom amarelo-ouro, muitos límpido e brilhante.
Nariz:Complexo. Seus aromas não são tão exuberantes. Senti frutas cítricas, um pouco de madeira, baunilha e algo mineral.
Boca: Bastante encorpado para um branco, amanteigado, bela acidez, muito equilibrado, media persistência e final de boca cítrico.
Harmonização: Interessante. A combinação dos dois me proporcionou uma bela refeição. Considero que ambos se equilibraram em termos de intensidade. Entretanto o risoto também seria bem acompanhado por um branco mais ligeiro e frutado. Já o vinho pede realmente pratos mais complexos nos sabores, e claramente passaria por cima de uma receita de file de peixe com legumes, por exemplo.
Receita (4 pessoas):
200g de Camarões limpos
200g Anéis de Lula
200g de Polvo
200g de Marisco
2 xícaras de arroz Arborio
1 cebola média picada
1 Cálice de vinho branco seco
Azeite
1 Limão siciliano
Açafrão em pó
1 colher de sopa de manteiga
100g de Parmesão Ralado
Sal e Pimenta do reino moídos na hora
1,5l de caldo de legumes

Quando vou cozinhar diferentes frutos do mar em uma mesma receita sempre me preocupo com o correto tempo de cocção de cada um, pois, em geral, eles ficam duros ou emborrachados, quando cozinhados além do tempo. Em linhas gerais os camarões ficam no ponto com 3/4 minutos, já a lula e o polvo dependem do tamanho do corte, mas em média levam 6-7 minutos.
Aqueça o caldo de legumes e reserve. Em uma panela funda aqueça um generoso fio de azeite e acrescente a cebola. Quando estiver transparente acrescente o arroz. Frite o arroz por 3-4 minutos e acrescente o vinho. Quando evaporar, ponha 2 conchas do caldo de legumes, uma colher de chá de açafrão e mexa bem. Acrescente o sal. A partir daí, vá acrescentando o caldo de legumes concha a concha assim que a anterior secar. Vá sempre mexendo e conferindo o cozimento do arroz . Quando estiver al dente acrescentar os frutos do mar, a pimenta do reino e as raspas do limão, cozinhar por mais 3 minutos. Acrescentar a manteiga e o parmesão e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário