segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Enófilo de Plantão no Vale dos Vinhedos - Parte I

 
 
 


Questões Práticas


     Já fazia um bom tempo que queria fazer essa viagem, mas por inúmeros motivos ela demorou a acontecer.
     
     Gosto muito de viajar e, para mim, o planejamento é muito prazeroso.
Resolvi começar os relatos da minha viagem pelos detalhes práticos, pois é por ai que inicio a organização.  
 
     Das primeiras coisas que fiz foi buscar informações e experiências na internet, porém, para meu espanto, a maioria dos relatos era burocrático e não trazia informações diferentes dos sites das atrações propriamente ditas.
 
Nessa pesquisa poderia destacar 2 blogs:
http://www.cafeviagem.com/tag/dicas-no-vale-dos-vinhedos/

     Sai de são Paulo numa quinta pela manha, e com um voo tranquilo, em menos de 1:30 estava em Porto alegre. O vale dos vinhedos fica a 120 km da capital. Aluguei um carro na Unidas, e apesar da demora e burocracia correu tudo bem.
 
     A saída do aeroporto para a estrada que da acesso a Bento Gonçalves é simples, porém recomendo estudar-se previamente o mapa e o uso de um GPS. Eu usei o GPS do IPhone e o auxilio de uma competente co-pilota e não tive problema algum.
 
     Sugiro bastante atenção ao velocímetro pois existem inúmeros radares no trajeto. Depois de 1:45 de uma estrada relativamente bem conservada cheguei a Bento.
 
     Eu me hospedei na pousada Borguetto Sant’Anna (www.borghettosantanna.com.br/), que fica dentro do vale dos vinhedos e segui as orientações do site para a localização, pois, segundo o mesmo o GPS tem dificuldade na localização do endereço.
 
     A pousada é bem pequena, charmosa e acolhedora. O quarto é bastante amplo, bem decorado e estava impecavelmente limpo, além de possuir uma vista deliciosa para o vale. O staff é bastante prestativo e nos deu dicas bacanas da região.
 
     Circular pelo vale dos vinhedos é bastante simples, pois além de um mapinha obrigatório distribuído em todos os estabelecimentos, tudo é muito bem sinalizado. Num próximo post comentarei com mais detalhes a respeito das vinícolas, porém é importante lembrar que elas ficam abertas até no MÁXIMO as 18:00, sendo que a maioria fecha entre as 16:30 e 17:30, portanto sugiro iniciar o tour antes das 10:00 para que o dia seja proveitoso.
 
Aí surgiu minha primeira dificuldade. Tomava café na pousada por volta das 9:30, e não sentia fome, nem queria parar as visitas para comer antes das 16:00. Nesse horário poucos ou nenhum dos restaurantes da região esta funcionando. No primeiro dia, diante deste cenário, pensei:





 " não tem problema, tapeio a fome com alguma bobagem e depois sigo para o jantar."
 
    
 
 Entretanto ao circular pelo vale dos vinhedos as 20:00hs me senti numa cidade fantasma, tudo apagado. Encontrei 1 único restaurante aberto, chamado Sbornea's ( ri muito com esse nome), mas ele tinha fila. Lá me foi indicado outro restaurante já fora do vale.
 
     Outra dificuldade que tive em relação a alimentação foram os cardápios. A esmagadora maioria não possui serviço a la carte, o que mais se encontra é o rodízio "típico italiano" com radichio com bacon, galeto com polenta e massas. Essa opção é interessante, mas 1 só vez é o suficiente. Mesmo nos locais onde o cardápio muda, o sistema de "all you can eat" de rodízio permanece.
 
     Como uma boa opção poderia citar o charmoso e caprichado vila rústica, porém no dia que fui a opção era uma seqüência de pizzas.
 
     Algo que me preocupou bastante durante o planejamento foi a questão da lei seca. Cheguei a cogitar o uso de taxi ou de algum receptivo local, mas ambos se mostraram impraticáveis. Com isso optei por ir bem leve nas degustações, me alimentando e hidratando bem e revezando o volante, e não tive problema algum. Acho interessante citar que, para o bem e para o mal, não vi nenhuma viatura de nenhum tipo de policia desde a saída de Porto alegre.
 
     Além do vale dos vinhedos, também conheci o circuito dos vinho de montanha em Pinto bandeira (25 km de Bento Gonçalves ) e o caminho de pedras, que também terão um post dedicado em breve.
 
      Espero, com esse post ajudar aqueles enófilos ou não, que pretendam fazer esse delicioso passeio enocultural.
      Certamente estou esquecendo de alguns detalhes, mas terei o maior prazer em responder qualquer duvida em relação a minha experiência por lá.

 Grande abraço,





Nenhum comentário:

Postar um comentário