sábado, 7 de julho de 2012

Decanter Wine Show / Minhas impressões


     Mais um evento super bacana com muitos produtores e muitos vinhos interessantes para degustar. Esse foi o segundo evento de importadora que vou, e estou começando a pegar a manha. Tenho procurado degustar vinhos que provavelmente não compraria sem conhecer, devido ao preço elevado. Para tanto procurava iniciar com os 2 ou 3 melhores vinhos do produtor (sempre em ordem crescente de potencia) e caso gostasse comia um pão, tomava água e degustava os vinhos de saída. Devido ao grande número de vinhos disponíveis , não consegui degustar com muita profundidade, mas destaco aqui o que me chamou mais a atenção.

Altas Quintas - Portugal - Alentejo

Foi o primeiro produtor que conheci na feira. Seu portfoglio de vinhos apresenta 2 linhas de produtos, umas de vinhos mais simples sem estágio em barrica e uma mais fina e elaborada. O vinho que mais gostei foi:

                Altas Quintas Colheita 2006

Este é o vinho de partida da linha mais fina. Um vinho de corte produzido com as castas  Trincadeira, Aragonês e Alicante . Fermentado em Balseiros de carvalho Frances, tem parte não divulgada que estagia em barrica de primeiro uso. Tem estagio obrigatório de 6 meses em garrafa antes de comercializado. Apresenta coloração de um rubi já evoluído. Aroma de frutos negros maduros, compota, café e tabaco. Bastante encorpado e persistente, baunilha e madeira. Equilibrado com traços de acidez refrescante. Vinho muito gostoso.


Celler Vinos Piñol – Espanha – Cataluña

           Orosina Terra Alta 2008

É o vinho de saída desse produtor, e foi o que mais me chamou atenção. Não tem jeito, sempre degusto com um olho no preço pois, como não sou rico, a relação custo X benefício é um fator importante. Trata-se de um corte de 40% Garnacha (Garnacha Tinta), 25% Merlot, 25% Syrah e 10% Tempranillo. Que amadurece 4 meses em barrica de carvalho francês. Super frutado e equilibrado, um vinho gastronômico do dia-a-dia muito bem feito. Recebeu 90 pontos de Robert Parker, o que é bastante para essa faixa de preço.


Château de La Gardine – França – Rhône Sud (Châteauneuf-du-Pape)

          Châteauneuf-du-Pape Cuvée des Générations 2006

Foi dos poucos Top de linha que me comoveu. Corte de 1/3 Grenache, 1/3 Syrah e 1/3 Mourvèdre. Delicia!!! Maduro, complexo, equilibrado, sem perder a acidez. Valhe ter uma garrafa para um ocasião bem especial. Esse vinho possui expectativa de guarda de 20 anos.


Château de Tracy – França – Loire

          Pouilly- Fumé 2008

Os branco Franceses foram um capítulo a parte nessa feira. Esse vinho é super equilibrado, fino, complexo e ao mesmo tempo com acidez presente e refrescante, um grande vinho, que mesmo de valor importante para mim, vale muito a pena.


Cheval Noir – França – Bordeaux ( Saint-Emilion)

          Château Cheval Noir Cuvée Le fer 2008

Vinho 100%merlot, no melhor estilo Saint-Emilion. Aromático, frutas vermelhas e canela. Estágio de 12 meses em barrica. Vinho de guarda, apresentava taninos ainda um pouco agressivos. Eu esperaria uns 5 anos.


Domain Antonin Guyon – França - Borgonha

          Hautes Cõtes de Nuits Cuvée dês Dames de Vergy

Esse produtor possui vinhedos em diversas sub-regiões da Borgonha, incluindo alguns 1er Cru e Grand Crus. Esse é um vinho mais simple, mas me encantou. È um vinho para ser tomado jovem, cujo tempo de guarda estimado é de 5 anos. Aromas de frutas vermelhas silvestres, bastante fresco e fácil de beber.


Domaine Paul Blanck – França – Alsace

A terra dos brancos. Nunca tinha tomado vinhos da Alsacia, estava curioso. Esse produtor apresenta vinhos varietais das principais castas brancas. Tive o prazer de degustar 5 de seus vinhos, e confesso que me chamaram muito a atenção. Ele produz vinhos de Pinot Blanc, Pinot Gris, Riesling e Gewurztraminer. Todos apresentam as tipicidades da casta, mas sempre com muito equilíbrio e complexidade, mesmo sem passarem por barrica.


Real Sitio de Ventosilla – Espanha - Ribeira Del Duero

          PradoRey Ribeira Del Duero Crianza 2005

Vinho elaborado com 95% Tempranillo (Tinta fina) 3% Cabernet Sauvignon e 2% Merlot. Estagia 18 meses em barrica e 24 em garrafa antes de comercializado. Nariz muito importante. Com frutos vermelhos maduros, presença da madeira, mineral e balsâmico. Na boca apresenta corpo médio para encorpado, frutado e de boa acidez e persistência.


     Minhas conclusões foram variadas. Primeiro quanto ao sistema de degustação em feiras tão grandes. Esquematizei-me para degustar uns 7 a 10 vinhos e fazer um intervalo de uns 20 minutos, bebendo água e comendo. Não é raro ver pessoas do ramo totalmente bêbadas.

     Quanto aos vinhos, acho que tenho tendido a experimentar coisas que não conheço, principalmente as mais caras. Acho muito interessante degustar terroires diferentes de uma mesma uva e um mesmo produtor, fato que ocorre na Borgonha com muita frequência
     No frigir dos ovos, é muito interessante participar de um evento dessas características, desde que tomados os cuidados básicos. Recomendo a todos o enófilos, oque eu normalmente  chamo de playground.


Saudações...



Nenhum comentário:

Postar um comentário